Dino Valls

Dino Valls é um pintor espanhol nascido em 1959 em Saragoça, atualmente vive e trabalha em Madrid. Tendo formação em Medicina, ele é agora um dos representantes espanhóis da vanguarda da arte figurativa.
Este artista autodidata estudou mestres italianos e flamengos dos séculos 16 e 17 e, atualmente, faz uso de têmpera de ovo.
Tendo obtido previamente uma licenciatura em medicina, ele é agora um dos representantes espanhóis da vanguarda da arte figurativa novo, junto com Odd Nerdrum na Noruega e John Currin, Lisa Yuskavage. Sua obra é também classificada como arte fantástica.
Participou em importantes exposições internacionais de arte contemporânea, e realizou inúmeras mostras na Europa e nos Estados Unidos.

Seus trabalhos que são feitos para durar.
No entanto, esta é uma outra maneira de olhar a arte, e um que pode ser aplicada com ênfase especial para o tipo de trabalho Valls que produz.
Seu processo técnico, minuciosamente organizado, é exatamente o oposto do espontâneo.. Na verdade, o adjetivo que vem à mente quando se considera que é à primeira vista surpreendente: Valls é, no verdadeiro sentido da palavra um pintor conceitual. Este elemento conceitual em sua obra é ainda reforçada quando se observa o fato de que suas figuras invenções são, essencialmente, ao invés de estudos feitos em vida.
Ele é um representante espanhol de um tipo novo e intrigante de arte que está começando a subverter alguns dos pressupostos mais queridos do modernismo do século 20, e que, além disso, noções radicalmente desafios estabelecidos sobre o que é, e é Não, avant-garde. (...)

Nas pinturas Valls 'é a situação psicológica que é o próprio sujeito.
Suas figuras, não pintado de vida como eu já disse, anteriormente, são, essencialmente, vasos, recipientes para eventos emocionais, que realizar-se de nossa inspeção, antes, como nós olhamos para líquidos, realizada em um recipiente transparente.
Suas figuras agora nós temos de enfrentar em seu próprio direito.
O que eles representam é algo que não reflete necessariamente a luta para ser moderno ou contemporâneo como esses termos são geralmente definidos.. Estas não são imagens reconfortantes.. Eles não têm qualquer semelhança com uma boa poltrona, que é o Matisse disse uma pintura bem sucedida deve ser. Eles impressionam pela sua habilidade, e a poesia delicada, que informá-los.. Todos os mesmos, o que é verdadeiro memorável sobre eles vem de outro lugar: é a precisão com certeza que eles refletem o espírito do nosso tempo.. O que torna este impressionar tanto como ele faz, não é só a precisão, mas a sofisticação intelectual com que o que o artista tem a dizer é comunicado. Numa altura em que temos quase esquecido o que a pintura pode ser bom gosto, o que pode de fato fazem, aqui estão os produtos de um artista que está plenamente consciente de seus próprios poderes.

Edward Lucie-Smith
Ensayo para monografía “Dino Valls: ex picturis ”, Mira Editores, Zaragoza, 2001. Ensayo para monografía "Dino Valls: ex picturis", Mira Editores, Zaragoza, 2001

http://www.dinovalls.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Dino_Valls








TRANSITÓRIA VIDA!...




A vida é transitória
O mundo gira rápido e traiçoeiro
E nestes tempos de espaços vazios
Corações divagam entre o bem e o mal
Gente sem sentimento...
Até o amor é violento
A ira deflagrada
Não existe fé em nada
A alma é ignorada
E a semente do mal disseminada
Os pensamentos torpes
Violando jovens e crianças
Tirando de nós...
Toda e qualquer esperança!...




Helena Lins

22-11-2008


Nenhum comentário: