Guido Reni nasceu em Bolonha, a 4 de novembro de 1575 e faleceu em 8 de agosto de 1642. Ele foi enterrado na Capelinha das Basílica de San Domenico, em Bolonha.. Guido Reni foi um pintor italiano de cenas religiosas, populares e mitológicas, bastante apreciadas pela crítica. Começou a estudar pintura aos nove anos. Ao redor de 1595, tornou-se discípulo dos Carracci, família de pintores de Bolonha.
Entre 1600 e 1 614, trabalhou principalmente em Roma, onde pintou o Martírio de São Pedro (1601-1603). Entre 1608 e 1609, realizou os afrescos da Igreja de São Gregório Magno, em Roma, e em 1613 levou a cabo sua obra mais conhecida, o afresco Febo e Horas, precedidos pela Aurora, no teto do pavilhão de descanso, no jardim do palácio Rospigliosi, em Roma.
Guido Reni sofreu grande influência da arte clássica e o estilo realista de sua primeira época contrasta com a exuberância barroca de seus contemporâneos.
No museu do Prado, em Madri, conservam-se várias obras suas, como Cupido e a Virgem da cadeira.
Em seus últimos anos, voltou a Bolonha, onde criou sua própria academia, abandonando o realismo por um estilo mais suave e sentimental.
ESCADA DOS SONHOS
E pelos degraus da vida
fui trilhando meu caminho.
Por entre dores e partidas
Colhi flores, tirei espinhos
devagar e com paciência,
cumprindo minha missão
com amor e benevolência.
É minha alma em adição
com corrimão de sonhos
em momento menos risonhos.
Quero chegar bem perto,
percorrer os degraus
da minha alma que dança,
imaginando uma escada
feita no ar com flores,
grinalda de amor e alegria.
Graciela da Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário