Felicia Olin
A noite é longa.
É muito, muito longa:
Namuamida.
É muito, muito longa:
Namuamida.
Issa
A lua crescente
Está arqueada —
Que frio cortante!
Issa
Está arqueada —
Que frio cortante!
Issa
Eu e meu aquecedor —
Lá fora o Senhor do Feudo
Passando ensopado.
Issa
Lá fora o Senhor do Feudo
Passando ensopado.
Issa
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Foge o orvalho.
Neste mundo sujo
não faço eu nada.
Issa
Neste mundo sujo
não faço eu nada.
Issa
Cerejeiras do anoitecer –
Hoje também
Já é outrora.
Issa
Hoje também
Já é outrora.
Issa
Em solidão
Como a minha comida –
E sopra o vento de outono.
Issa
Como a minha comida –
E sopra o vento de outono.
Issa
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Felicia Olin
Também não eu
tenho encontrado um lar.
Tarde de outono.
Issa
tenho encontrado um lar.
Tarde de outono.
Issa
Nos olhos da libélula
refletem-se
montanhas distantes.
Issa
refletem-se
montanhas distantes.
Issa
De não estar tu,
demasiado enorme
seria o bosque.
Issa
demasiado enorme
seria o bosque.
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Felicia Olin
Ele pergunta sua idade!
Ela lhe mostra a mão!
Época do verão!
Issa
Ela lhe mostra a mão!
Época do verão!
Issa
A quem me visita
o perfume da ameixeira
e a taça lascada.
Issa
o perfume da ameixeira
e a taça lascada.
Issa
Um enorme sapo e eu,
olhando um ao outro,
nenhum de nós se mexe.
Issa
olhando um ao outro,
nenhum de nós se mexe.
Issa
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Felicia Olin
Vento de outono –
Um mendigo me olha
E faz comparações
Issa
Um mendigo me olha
E faz comparações
Issa
Vou sair –
Divirtam-se fazendo amor,
Moscas da minha casa!
Issa
Divirtam-se fazendo amor,
Moscas da minha casa!
Issa
Não se preocupem aranhas,
Eu limpo a casa
casualmente.
Issa
Eu limpo a casa
casualmente.
Issa
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Felicia Olin
A lua da montanha
Gentilmente ilumina
O ladrão de flores.
Issa
Gentilmente ilumina
O ladrão de flores.
Issa
Apenas estando aqui,
Estou aqui.
E a neve cai.
Issa
Estou aqui.
E a neve cai.
Issa
Nos olhos da libélula
Refletem-se
Montanhas distantes.
Issa
Refletem-se
Montanhas distantes.
Issa
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Felicia Olin
Como se neste mundo
Não tivesse mais esperanças,
Vai-se a borboleta!
Issa
Não tivesse mais esperanças,
Vai-se a borboleta!
Issa
O gato, ao acordar,
Com um grande bocejo
Vai namorar.
Issa
Com um grande bocejo
Vai namorar.
Issa
Sobe
Do barraco do mendigo
Uma linda pipa.
Issa
Do barraco do mendigo
Uma linda pipa.
Issa
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Felicia Olin
O plantador de nabos,
Apontando com um nabo,
Ensina o caminho.
Issa
Apontando com um nabo,
Ensina o caminho.
Issa
Ao derreter-se a neve,
A aldeia se enche
De crianças!
Issa
A aldeia se enche
De crianças!
Issa
Chuva de primavera —
Uma criança
Ensina o gato a dançar.
Issa
Uma criança
Ensina o gato a dançar.
Issa
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Felicia Olin
Foge o orvalho.
Neste mundo sujo
não faço eu nada.
Neste mundo sujo
não faço eu nada.
Issa
As folhas caindo
Na roça em frente ao portão
Divertem o gato.
Issa
Na roça em frente ao portão
Divertem o gato.
Issa
Tranqüilidade —
O monge da montanha
Espia através da cerca.
Issa
O monge da montanha
Espia através da cerca.
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Felicia Olin
Primeiro dia do ano:
Meu barraco,
O mesmo de sempre.
Issa
Meu barraco,
O mesmo de sempre.
Issa
Presentes de Ano Novo —
Até o bebê de colo
Estende as mãozinhas!
Issa
Até o bebê de colo
Estende as mãozinhas!
Issa
Oh, melões frescos,
Se alguém aparecer,
Transformem-se em rãs!
Issa
Se alguém aparecer,
Transformem-se em rãs!
Issa
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Felicia Olin
Felicia Olin
SOBRE MIM
Meu trabalho está focado em capturar o espírito da beleza atemporal, buscando uma qualidade etérea. Gosto muito de pintar figuras que, com freqüência, estejam em silêncio e imóveis, introspectivas e emotivas. Meus ambientes de fundo são montados como palcos e as cores são frequentemente quentes e tons de terra. Gosto de padrões e com frequência os uso no cabelo, roupas e ambientes para criar cores e texturas maravilhosas. Outro aspecto de minhas imagens são as mulheres e como se relacionam com a natureza. Algumas peças são tomadas contemporâneas de nudez na paisagem e algumas são influenciadas pelas primeiras fotografias, do final dos anos 1800. Recentemente comecei a trabalhar com a colagem de páginas rasgadas de livros em painéis, depois pintando em camadas para criar uma superfície ricamente texturizada. Isso acrescenta um interessante aspecto a meu trabalho. Minha arte sempre reflete minhas fascinações do momento. Já me apaixonei por pássaros e adoro incorporá-los a meu trabalho. Não gosto de me sentir estagnada, de modo que meu trabalho está constantemente mudando e evoluindo.
Quando é que você veio
Para junto de meus pés,
Oh, caramujo?
Issa
Para junto de meus pés,
Oh, caramujo?
Issa
Caramujo,
Suba sem pressa
O Monte Fuji!
Issa
Suba sem pressa
O Monte Fuji!
Issa
Em minha cabana
É só assobiar
Que vêm os mosquitos!
Issa
É só assobiar
Que vêm os mosquitos!
Issa
Kobayashi Issa nasceu em 1763, em uma aldeia do atual distrito de Nagano, e faleceu em 1827, após uma vida marcada pelas desavenças familiares, pela morte de vários filhos e outros desgostos.
Sua obra tem sido objeto de avaliações bastante divergentes, e entre os grandes haikaístas do Japão certamente nenhum gerou mais controvérsia do que ele.
Paulo Franchetti
Sua obra tem sido objeto de avaliações bastante divergentes, e entre os grandes haikaístas do Japão certamente nenhum gerou mais controvérsia do que ele.
Paulo Franchetti
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