Ruud Van Empel



Ruud van Empel


O fotógrafo holandês Ruud van Empel produziu fotos mágicas, encantadoras, em  “Kids,” uma apresentação na Bell Gallery, da  Brown University, focada em fotos de crianças manipuladas digitalmente. Como escrevi em minha análise: Essas fotos, de 2003 a 2006, foram montadas combinando umas cem imagens em uma única cena. Elas lembram as fotos de sonho da dupla francesa Pierre e Gilles;
as frias fotos de crianças da fotógrafa alemã Loretta Lux e as cenas da população negra de Chicago, pelo pintor Kerry James Marshall (com sua pele simplesmente pintada de preto).

As cenas de Van Empel estão povoadas com cores vívidas, e alterações de escala e espaço. Crianças aparecem em roupas de domingo ou simplesmente vestindo calções. Ele frequentemente enquadra suas cabeças, braços, pernas e roupas separadamente, dando muitas vezes uma aparência de boneca. Ele tem um incrível olho para detalhes, que produz uma cena pop, como uma violeta em meio a uma folhagem verde. Entãon Van Empel, um holandês branco, clareia ou escurece tons de pele para enfatizar a raça das crianças. Ele retrata crianças brancas em florestas e crianças negras em selvas. De um lado, cenas como mini-Edens, puras e sagradas. De outro,  força estereótipos de princesas arianas e tribos primitivas.
É um território eletrificado, perigoso.



Ruud Van Empel, que nasceu em 1958 em Breda, Holanda, vive e trabalha em Amsterdam. É formado pela Academy of Fine Arts Sint Joost Breda em 1981.











 

 


Banho de Vida!



Nua,
De corpo, de alma, e do ser.
Abro a torneira
Água caindo
É melodia.
Estou sob a água
Que ela caia sobre os meus olhos
Escorra pelo peito
Lava-me toda.
Ali posso chorar
As lágrimas
Misturam com a água que cai.
Água que cai
Me limpa o rosto
Das lágrimas contidas,
Me limpa o coração
Estou pronta.
Tua pureza me ajuda
Carrega as minhas dores
Tira-as de mim
Me limpa
Me hidratada o corpo e coração
Trata-os com carinho.
Purifica-me
Contigo sinto-me sempre pronta
Para mais um dia de vida.



Paty Padilha


6 comentários:

Sérgio Souza Santos disse...

Parabéns Fada do Mar

Apresentar Ruud Van Emb é fenomenal e importantíssimo. Uma ilustração que mexe com nossas emoções e nos deixa a pensar sobre o Belo. Que crianças mais fofas, que estas, são sem igual. A música é incrível e a delicadeza de Paty Padilha amarrou com perfeição esta página.
Um primor!Uma grandeza!

Rita Cassiana disse...

Voa pensamentos, voa
Aqui é nossa morada
A morada do amar neste mar
Onde mergulho fundo
e encontro riquezas,
que tem valor
para aqueles
que tem vida no amor
Esta imensidão azul
é lindo e mexe com emoções
que estão no espaço
mais fundo do mar
Amo tudo que vejo aqui.

Priscila Almeida Freire disse...

Este artista merece todas as honras e todas as glórias pela sensibilidade de captar o belo e transformar em arte. Um artista louvável e eternecedor.
Uma fusão de artes, música e cultura perfeita.
Parabéns pelas escolhas sempre certeiras.

Alexandre Mervin disse...

Emocinonante, simplesmente maravilhoso.
Obrigada Ruud Van Empel!
Gostaria muito de aprender com alguém assim tão nobre e ao mesmo tempo tão sensível.
Toda a força do universo a você, e muita criatividade para continuar no seu desempenho inefável , para que continue pintando estas belas crianças que estão tão bem cuidadas e lindas.
Amei esta página e as poesias são doces como a arte. Uma lindeza total.

SANDRINHA disse...

Olá minha linda!!

Seu blog está cada dia mais interessante, me embalei nessa música deliciosamente.

Amei as obras de: Ana Luisa Kaminski / Ruud van Empel / Santiago Ribeiro.

Obrigada por me infiltrar totalmente nas artes, praticamente não conhecia nada.

Amo suas mensagens e obras que me envia.

Parabens pela reportagem que fizeram de Myriam Coeli no RN no colégio com o seu nome.
Muito boa, sensacional

Agora sou sua seguidora!!
Beijoss
Sandrinha

Fada do Mar Suave disse...

Ruud van Empel, sua arte emocionou a todos que aqui passaram, pela beleza, sensibilidade, criatividade. Seu talento impressionou muito e agradeço por fazer parte deste espaço que procura levar os visitantes para o mundo encantado das artes plásticas.
Paty, você sempre encantando com seu mágico mundo das Fadas, que a todos embalam nos mais belos sonhos. Uma alegria tê-la como parceira neste Blog e meu desejo é que continue sempre, assim ele ficará sempre iluminado e radiante.
Agradeço a todos os amigos visitantes, pelo prestígio, e aqui sempre encontrará as boas novas tanto na poética visual quanto escrita.
Com carinho da Fada do Mar Suave.