Alex Alemany


Alex Alemany

Denotando profundo conteúdo poético, os elementos e formas de seus trabalhos são tratados com licença poética e o simbolismo utilizado é tão sutil que captura o espectador, estimulando sua capacidade de interpretar. Esta é uma obra que pode produzir qualquer efeito, exceto a indiferença, e a linguagem utilizada contribui para uma interpretação mais rica. Suas ecléticas aspirações o levaram a incursões esporádicas em outros estilos: composições formalísticas, pinturas sociais, expressionismo, etc...
Em meio a seu trabalho podemos encontrar muitos retratos nos mostrando seu amor pela figura humana. Mesmo em uma difícil maneira de pintar, Alex Alemany tem sido capaz de incluir a poesia em suas obras, dando ao retrato não apenas o aspecto físico do ser humano mas também sua personalidade e perfil psicológico, muito além do retrato acadêmico.

Alex Alemany nasceu em 5/01/1943 em Gandia (Valencia). Estudou Artes Plásticas entre 1961 e 1966 na “Real Academia de Bellas Artes de San Carlos”, em Valencia. Francisco Lozano, Enrique Ginesta, Genaro Lahuerta eFelipe Mª Garin, entre outros, foram seus professores. Viajou a Paris e Londres para um contato mais direto com artistas contemporâneos. Experimentou o expressionismo abstrato e várias tendências avant-garde, até alcançar seu estilo próprio e inconfundível, dentro do realismo, surrealismo e até hiper-realismo. Assumiu forte influência da fotografia, na maneira americana. Seu trabalho é conhecido como o elo perdido entre poesia e pintura, explorando sua sensibilidade, sentimentos e conceitos sob uma técnica preciosa. Com isso, faz com que o espectador entenda suas mensagens pela poesia metafórica, imagens subconscientes e universo onírico.

http://www.alexalemany.com/







ONDE O POEMA

Entre o nervo e o osso
Entre o eco e o oco
Entre o mais e o pouco
Entre a sombra e o corpo
Entre a voz e o sopro
Entre o mesmo e o outro.

Maria Esther Maciel

Escritora e professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É mestre em Literatura Brasileira pela UFMG e doutora em Literatura Comparada pela mesma instituição, com Pós-Doutorado em Cinema pela Universidade de Londres. Integra o projeto internacional "Problematizing Global Knowledge -The New Encyclopaedia Project", do Theory, Culture & Society Centre, da Nottingham Trent University (Inglaterra). Suas publicações incluem os seguintes livros: As vertigens da lucidez - poesia e crítica em Octavio Paz; Vôo Transverso - poesia, modernidade e fim do século XX; A memória das coisas ensaios de literatura, cinema e artes plásticas; O cinema enciclopédico de Peter Greenaway (org.), O livro de Zenóbia (ficção), O livro dos nomes (ficção), O animal escrito (ensaio) e As ironias da ordem (ensaios). Foi Professora Residente do IEAT - Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (2009/2010). Desenvolveu, como pesquisadora do CNPq, os projetos "Poéticas do Inventário" (2004/2007) e "Bestiários Contemporâneos - animais na literatura" (2007-2010). Seu projeto atual, com bolsa de Produtividade do CNPq, intitula-se "Zooliteratura brasileira: animais, animalidade e os limites do humano".



Um comentário:

Arlete Felfeli disse...

Querida Fada do MAr Suave.

Como é maravilhoso este seu BLog.
Estou encantada com sua postagem, um dos maiores artistas da atualidade, Alex Alemany, e a poesia maravilhosa de Maria Esther Maciel.
Para mim, ver estas lindas obras de arte, traz uma lição a cada tela, Alex ALemany desenvolve o realismo dentro do surrealismo de forma incrível, como também sua linda sensibilidade exposta em cada tela, não sei o que comentar sobre elas , elas transmitem tanta emoção que me envolve plenamente, cada obra um estudo em potencial.
Emocionadíssima estou pelas lindas telas , a poesia de Maria Esther Maciel, são maravilhosas, adorei muito conhecer o trabalho poético dela, muito sensível.
Parabéns aos artistas em evidência, estão maravilhosos, uma composição perfeita.
Parabéns à Fada Do Mar Suave, que com sua maravilhosa sensibilidade, com seu estudo de arte e poesia nos brinda sempre com estas obras maravilhosas, exuberantes, sempre com muita pesquisa e dona de um critério rigoroso, trazendo sempre grandes artistas em composição harmônica, a Arte & Poesia sempre juntas, uma proposta de difícil realização, que somente ela consegue.
Parabéns, FADA, vc é uma grande artista.
Beijos.
Arlete Felfeli