Antonio Capel




Fórmula do verso perfeito


O verso perfeito confirma a crença

no bardo ourives, artesão de filigranas

poéticas por excelência


Há no verso perfeito

o ritmo do metrônomo

e a insuspeita sonoridade do silêncio


É possível achar ainda no verso perfeito

a harmonia de um templo budista

e o alinhamento cartesiano dos planetas


Diante do verso perfeito e sedutor

todos hipnotizam

e rendem graves homenagens


Para conquista do verso perfeito

é preciso um punhado de razão cabralina

e uma porção generosíssima de Drummond na alma.


Paulo Jorge Dumaresq

18 comentários:

Raphael Jorge Corsi disse...

Fantástico!!! Impressionante a perfeição da arte de Antonio Capel. Todos os sentimentos são expressados claramente, dando-nos a impressão que as imagens respiram, falam de tão perfeitas que são. Uma arte contemporânea, de uma beleza magistral.
Parabéns a este grande artista e parabéns ao poeta Paulo Jorge Dumaresq, pela sensível e bela poesia. Este blog é magnânimo e enche os olhos e o coração de amor e emoção.
Fada da alma grandiosa que sabe como fazer e compartilhar.

Paulo Jorge Dumaresq disse...

Obrigado por abrir espaço para a poesia, o belo e o sublime. O poema de Álvaro de Campos é magistral. A arte de Antonio Capel também me emocionou, assim como todo o conteúdo do blog. Parabéns e continuem difundindo as artes e a literatura.

Paulo Sena Antunes disse...

Um fenômeno na arte contemporânea,versátil, criativo e com perfeição retrata cenas da vida.
Uma galeria que enche os olhos de lágrimas. Todas as postagens e poesias são sensíveis e interessantes. Muito bonito o tema abordado o Livro. Parabéns a todos os participantes deste Blog que é de alta qualidade.

Alfredo Albino - M.G. disse...

Linda postagem de Antonio Capel com seu realismo pictórico minucioso.Estou divagando pela galeria de artes com vários estilos feito com um primor digno dos grandes mestres da pintura. A pintura, a música e a poesia são de extrema importância e utilidade, dando uma satisfação inexplicável ao nosso ser.

Gabriela Caroli disse...

Uma maravilha, sobretudo a luz e as figuras humanas que se expressam de forma pura de sentimentos. Parabéns por Antonio Capel,a poesia de Paulo Jorje Dumaresq e a você pela elaboração desta galeria viva e itensa.

Bartolomeu dos Anjos disse...

Antonio Capel representa a quietude, serenidade, harmonia, equilíbrio do corpo e a inquietude do movimento, do desequilíbrio, da dinâmica da alma. Partindo-se da representação do corpo , vai-se procurar tornar visível a alma do retratado, fazendo presente a abstracção, tornando apreensível e inteligível já no primeiro olhar de quem a contempla.
Uma dádiva divina pela perfeição de sua obra e quero deixar registrado a beleza das poesias aqui postadas. São poetas intensos e de grande qualidade o que tem mantido este espaço artístico. Fico encantado e envaidecido quando adentro neste universo.
Parabéns e Felicidades!

Regina Coreli Ressi disse...

excelente blog para nós visitantes obtermos referências de estilos diferenciados nas artes plásticas. Sendo que os artistas escolhidos são os melhores do mundo e a poesia e música completando esta beleza e tudo virando linguagem poética universal. Admiro demasi Antonio Capel, Adorei as poesias postadas e esta de Paulo Dumaresq e o seu encanto e cuidado com este espaço.

Fernando Paulo disse...

Esta arte explendorosa que nos evolvem e nos alumbram com sua luz. Capta O momento que está vivenciando nas figuras humanas e trazendo a imagem da perfeição do corpo e da alma. Antonio Capel é um gênio dos pincéis. As poesias acompanham as telas com o sentimento vindo da alma e talendo destes poetas. Uma conjunção que agrada e engrandece. Parabéns!

Olga Sílvia Pereira disse...

Amiga Fada do Mar

Que mundo mágico é este blog, a cada dia uma grata surpresa e não dá para dizer qual página é a mais bela. Me perco entre sonhos e o mundo real que parecem sonhos, e é este mundo aqui, feito por artistas como Antonio Capel e Poetas como estes que ilustraram estas páginas que são reais, mas com eles transcendo e vou para outras esferas desconhecidas ainda para mim.
Sinto-me revigorada e amorosa.
Minha grande admiração por você amiga
Olga Silvia

Danilo Ferro Dias disse...

Uma multiplicidade de contrastes de temas universais, regionais, que retratam comportamentos do cotidiano dos seres humanos.Passando, pelo realismo, hiperrealismo,abstracionaismo o que faz de Antonio Capel um gênio das artes, marcando uma época. As poesias são admiráveis, com escolhas bem feitas trazendo uma nova iluminação ao espaço cultural. Bravo!!!

Carlos Domingos disse...

Este blog reune o melhor das artes que estão nas melhores galerias e museus do mundo.Assim temos a noção completa do movimento artístico e de cada momento dos artistas. A feitura unindo poesias e música arrebatou-me de tal forma que estou aqui horas a fio.Recomendo a todos e minha presença será constante, assim terei contato com que há de melhor na cultura universal.
Parabéns por este brinde!
Carlos Domingos

Lúcio Anderson disse...

Parabéns! Este blog é espetacular e ficar aqui é um repouso e alimento para a alma. Saio daqui feliz e melhor informado. Viva esta maravilha!
Recomendo a todos. Abraços cordiais.

Ruth Virgílio Sanches disse...

Poesia telúrica, sonora e cheia de imagens completam estas imagens que adentra como líquido de Deus em nosso corpo.
Brilhante Blog e brilhante participantes.
Abraços

Luciano Paulo disse...

Sublime e importante este espaço de artes e poesia. Tenho aprendido e me deliciado muito sobre os movimentos estéticos visuais e escritos. Parabéns a todos os participantes e pela desenvolvimento do Blog.

Unknown disse...

Passando novamente e registrando a beleza deste jardim encantado.
Não canso de contemplar e passo madrugadas aqui em deslumbramentos.
Agradeço por espalhar beleza.
Nicolau

Fabiana Razzo disse...

Gostei muito de visitar esta galeria artística. Antonio Capel revela um pintor requintado,de grande valor tanto artístico quanto técnico.Foi um prazer para os olhos e sentidos.
Gostei muito de todas as poesias postadas e pretendo voltar sempre aqui em busca de informações sobre artes.

Fada do Mar Suave disse...

Quero gentilmente agradecer por esta colaboração importante do artista plástico Antonio Capel, autorizando com alegria a veicular seus trabalhos artísticos, que trouxe luz e beleza a este Blog.
Também agradeço aos poetas Paulo Jorge Dumaresq, Gaiô, Graciela da Cunha, Silvia Regina Costa e Roberto Queiroz, pelos poemas bem escritos, elaborados, cheios de inspirações, emoções que compõe tão sensivelmente as imagens artísticas. E expressar também a esperança de uma cooperação contínua e frutífera a este espaço, que leva com amor, o que há de melhor na cultura para nossos leitores.
Com todo meu carinho, admiração e respeito pelos talentos que são, mas, sobretudo, pela grande amizade.
Fada do Mar Suave.

Anônimo disse...

Emocionante!!! Valeu!!!