NEMM SOARES







Oferecimento



Senhor de meus verdes anos,
(Que verdes, senhor, mais tristes!)
Louvado por vós sutil
Em avios que descanto.
Tão tristes olhos, senhor,
(De dois sóis eram arremedo)
Tremor é o coração
Já timbrado pelo medo.
Porque sem vós, senhor, pesa-me
O tempo, o longe, o desdouro.
Tudo indo, nuvens, ares,
Tudo andança, eu que morro.
Tudo indo, senhor meu,
Venturas e sonhos vãos.


Tudo vindo, os cismares,
Tudo vindo, meus pesares.



Myriam Coeli



Myriam Coeli



Myriam Coeli de Araújo Dantas da Silveira nasceu em 19 de novembro de 1926 , em Manaus-Amazonas, mas o registro a fez nascida no Acre. Com dois meses de nascida veio para São José de Mipibu – Rio Grande do Norte.
Primeira jornalista profissional do Rio Grande do Norte, integrou as redações do Diário de Natal, Tribuna do Nordeste e a República, primeira também a obter especialização no seu ofício, tinha diploma de jornalista pela Escola Oficial de Jornalismo de Madrid, como bolsista classificada pelo Instituto de Cultura Hispânica, na Espanha.
Como intelectual, ganhou os seguintes prêmios: Othoniel Menezes (poesia), 1980 promovido pela Prefeitura de Natal-RN, com o livro "Cantigas de amigo", edição Clima; Fundação José Augusto (poesia), 1981 com o livro "Inventário", e outra vez o Othoniel Menezes (poesia), 1981 com o livro "Catarse”.
Também foi a primeira mulher no Brasil a falar em semiótica, a estudar Ciências Políticas a convite do governo francês em Sorbonne. Era apaixonada por Federico García Lorca, amiga de vários Prêmios Nobel de Literatura, poliglota, escrevia em português dos menestréis, de forma perfeita e parecia que se transportava aos versos das cantigas de amigo e amor.
Antes publicara "Imagem Virtual" (Imprensa oficial, 1961) pela Coleção Jorge Fernandes, de parceria com o marido e escritor Celso Silveira.
Myrian Coeli, faleceu em 21 de fevereiro de 1982.




Cristiana Coeli Goldie


3 comentários:

Olga Sílvia Pereira disse...

Sou viciada neste espaço Fada do Mar. Assim como o ar que respiro, preciso do belo para viver. Aqui encontro o que quero e meu desejo é realizado. Amo tudo que aqui está.
Luxo! Luxo! Puro luxo!
Glória!!!

Luiza Maria (Pianista RN) disse...

VI O BLOG : M A R A V I L H O S O.
PERSONALIDADES INESQUECÍVEIS: GENTE QUE É GENTE, CULTOS QUE É CULTURA, ARTISTAS QUE É ARTE.
P A R A B É N S. Luiza Maria Pianista do Rio Grande do Norte!

Fada do Mar Suave disse...

NEMM
A cada imagem postada meu coração enchia de contentamentos. Você é uma luz que trouxe brilho para este espaço, com sua arte.
Uma arte vibrante, a luz estimula sensoriamente, proporciona prazer o tempo que dedicamos a contemplação. Agradeço sua participação neste espaço, contribuindo com a cultura e o saber de nossos leitores que são apaixonados por artes. Aproveito para disponibilizar este espaço para futuras contribuições.
Com muito carinho da Fada do Mar Suave.

*
*

Agradeço de coração a Cristiana Coeli Goldie, amiga querida, que sempre contribui com este blog, trazendo grandes talentos, como Nemm Soares e principalmente por colocar todo o acervo de Myriam Coeli, a nossa disposição, abrilhantando este espaço com a poesia rara e bela desta ilustre escritora, poeta e jornalista brasileira. Assim, este espaço que tem como objetivo levar o melhor da arte, poesia e cultura a nossos leitores cumpra com seu papel.

*
*
Este Blog é feito totalmente para você, amigo, que aqui deixam suas mensagens. Seus comentários são importantes, por nos ajudar a ter uma dimensão do que estamos fazendo e principalmente por tratar nosso artista com amor e dignidade.
*
*
Com amor da Fada do Mar Suave.