Miguel Tió


Miguel Tió

O dominicano Miguel Tió iniciou seus estudos de pintura com o artista Elias Delgado, enquanto cursava a Escuela Nacional de Bellas Artes, em Santo Domingo. Seu interesse em Publicidade e Projetos Gráficos o levou a prosseguir com seus estudos na Universidad Autonoma de Santo Domingo. Trabalhou como artesão e cenógrafo para a TV Teleantillas e como ilustrador para a Secretaria de Estado y Educacion, Bellas Artes y Culto na República Dominicana.
Sua mudança para New York City, in 1994, levou-o ao Izquierdo Studio, onde trabalhou com pintura e silk screen para um grande número de projetos, como os filmes Spiderman 1 & 2, e a diversas montagens da Broadway, como A Bela e a Fera, Pimpinela Escarlate, Rent e Miss Saigon, operas como Four Saint in Three Acts e Madame Butterfly, inúmeros comerciais e eventos. Também trabalhou com Heidi Pettee Designs, Richard Leeds International, Rosie Magazine e a loja da Warner Brothers. Atualmente é professor de artes, tendo se especializado também em técnicas renascentistas. Tem sido aclamado em frequentes exposições de arte.
Segundo suas próprias palavras, Miguel Tió conta que foi apresentado à espiritualidade desde criança, por sua mãe, que lhe dava vários livros sobre o tema, para que perdesse o medo de ouvir e a ver os fenômenos espirituais podendo compreendê-los. Abraçou poderes místicos, imagens e mensagens, que se tornaram parte integrante de sua carreira artística. Seus trabalhos exploram temas que abordam desde a Metafísica, dogmas religiosos tradicionais e preconceitos até a natureza instintiva e emotiva da sexualidade humana. Esses são temas normalmente tratados como pólos opostos, que tenta desmitificar, por meio de uma interpretação contemporânea racional, pensada e honesta, assim como espiritualizada e sagrada. E procura ser conciliador ao invés de controverso.








Comics


O sax me injeta ciúmes na veia
Barítono ambíguo
Homem-aranha, moça feia
Ela, sem notar, arquiteta a teia
E vira mulher-gato
olhe a foto
Homem-mosca, mulher-porcelana
Todos fazem parte da trama.
Eu, moça-vitral, fruta cristalizada
Será que sou amada?


Greta Benitez


Greta Benitez nasceu em Curitiba em 1971.  Formada em publicidade e pós-graduada em marketing. Já ganhou inúmeros prêmios em vários estados do Brasil além de ter textos editados em várias revistas, como Oroboro e ETC. Em 1999 lançou o livro de poemas, Rosas Embutidas, atualmente esgotado, edita o site Poesia Insana e prepara o lançamento de Café Expresso Blakcbird.
Já obteve diversas premiações em vários estados do Brasil e foi publicada em várias antologias.



2 comentários:

Alminha Iluminada disse...

Parabéns a estes dois grandes artistas que trouxeram ensinamentos importantes para este espaço. Suas artes falam e transpiram suas vivências e seus talentos para transformar tudo isto em poesia. Estou maravilhada com vocês e agradeço a Fada do Mar pela oportundidade de conhecer o que a de melhor na arte contemporânea.

Maria Clara Careli Donato disse...

Emocionante deparar com dois artistas como estes. Um na arte e outra na poesia, de um profissionalismo fantástico, pois sabem transportar o que vem do mais íntimo do ser para seus leitores. Impressionante a beleza das telas de Miguel Tió e as poesias de Greta Benitez. Maravilhoso e parabéns pela escolha.
Abraços