Samy Charnine


Samy Charnine

Charnine foi influenciado pelos mestres clássicos, assim como pelos surrealistas, mas seu estilo é puro Charnine. Ele combina imagens em uma execução precisa, de resultado poético. Conquistando atenção e apreciação pela técnica e sofisticação de suas idéias, suas pinturas são realistas no detalhe, exigindo uma resposta emocional de quem olha.

Nascido em Nice, na Riviera Francesa, Samy Charnine imigrou para os Estados Unidos em 1983. Vive em retiro e é muito dedicado à sua arte. O artista prepara suas próprias tintas a partir de pigmentos históricos e fórmulas da época da Renascença. Excessivamente crítico, destrói muitas de suas pinturas se o resultado não atingir suas expectativas.








"Sou apenas um escritor. Um cultivador. Um jardineiro. Um florista. A minha felicidade flutua entre o estrume que deponho na raiz das palavras e o aroma que me excita quando acabo de as colher."

Joaquim Pessoa, in 'Ano Comum'

Joaquim Pessoa nasceu no Barreiro em 1948.
Poeta português. Colaborador de várias publicações ligadas à literatura, como a Vértice, a sua poesia inicial denota ligações ao neorrealismo, bem como, mais explicitamente, ao processo político associado à revolução de 25 de Abril de 1974, filiando-se, ideologicamente, no socialismo comunista.  Ficou célebre a sua Canção de Ex-Cravo de Malviver (1978). Posteriormente, reflectem-se na sua obra certos motivos e mitos da história portuguesa.
Salientam-se ainda os poemas de: O Livro da Noite (1982), Peixe Náufrago (1985), Mas (1987) e Vou-me Embora de Mim.
Joaquim Pessoa canta o mundo, o tempo o amor e o ser como se a vida não fosse possível sem a palavra a circular no sangue.





2 comentários:

Arlete Felfeli disse...

Fada, querida.
Mal vi a chamada do Blog e corri aqui ...
Sabia que era o lugar certo para eu estar, neste momento.
A Arte brota de você e nos atinge sempre em cheio e de forma maravilhosa.
Estou enocionada com o Blog, tanto a Arte como a Poesia me deixaram com os olhos brilhantes.
Vir aqui e ver uma riquíssima arte como a de Samy Charnine, faz com que a Arte brilhe junto a mim sempre e isso me revigora, me renova e me dá alegria, junto às poesias de Joaquim Pessoa, ficou tudo mais deslumbrante.
Adorei o Blog, as telas são maravilhosas, clássico + surrealismo, nossa, realmente exuberante!!!!
Mais uma maravilhosa postagem sua, Fada.
Vc sempre nos traz os Grandes Artistas, Pintores, Poetas, músicos, tudo em perfeita conjunção.
Fica tão maravilhoso que se torna difícil sair daqui. Eu vou e volto nas pinturas, rs,rs,rs.... viajando nas poesias.... isso é uma delícia, rs,rs,rs...
Flutuando entre telas e poesias...
O melhor lugar para quem ama a Arte é o seu Blog, querida.
Parabéns, Fada, por mais esta maravilhosa Arte apresentada, Arte & Poesia, realmente um trabalho de classe, sensibilidade artística, conhecimento, harmonia e de... MAGIA!!!!
Obrigada querida, eu precisava de seu blog hoje, rs,rs,rs,rs... muito bom poder estar aqui. E poder olhar tudo tudo de uma forma bela, harmoniosa, com os os presos por um lado e descansando por outro... Isso é magnífico! Parabéns, FADA DO MAR SUAVE!
Parabéns aos Artistas Samy Charnine e Joaquim Pessoa!
Beijos
Arlete Felfeli

Billy Edras disse...

A beleza é tamanha que dói! Estou emocionada com Joaquim Pessoa e Samy Charnine! Parabéns por saber escolher tão bem os artistas! Abraços ternos!