Kim Simonsson

Kim Simonsson

Nascido em 1974, na Finlândia

Declaração


“Eu fiz minha primeira escultura de neve no quintal da minha casa de infância! Percebi então que eu posso captar a sensibilidade do movimento através das minhas mãos. Desde que eu tenha pensado em mim como um escultor que faz as personagens pela mão. Encontrando o movimento perfeito tornou-se a essência em meus trabalhos.
Posso combinar a arte da cerâmica tradicional com o fenômeno cultural popular em grandes esculturas em cerâmica. Para mim, o incomum é interessante. Portanto posso criar meu próprio mundo de estranhos personagens que fazem parte da vida cotidiana com suas esquisitices.
Os temas são geralmente crianças, animais ou híbridos. Um detalhe importante na minha escultura são os olhos que são feitos de vidro e dão os valores de uma vida como a aparência.
Autoridade em suas variadas formas me fascinam e em meu trabalho eu quero inverter a crença comum, tornando o poderoso fraco.”

Kim Simonsson

Kim Simonsson, seu trabalho é mostrar ao mundo os mangás japoneses e desenhos animados. O artista assume uma certa atração e fascínio por este ultra-mundo, urbano contemporâneo da cultura japonesa, mesmo chamando o seu trabalho "manga virtual finlandês. Há um número de pontos em comum, mas um exame mais atento revela diferenças significativas, como a ausência de cor, alusões à sexualidade e atitudes violentas. Além disso, mangas não são o único ponto de referência. Seu trabalho também tem um lado muito ocidental para ele, com uma vasta gama de influências antigas. Kim Simonsson trabalho é caracterizado por uma total falta de naturalismo e o realismo expressivo. Ele está mais interessado em encontrar a perfeição formal em seus trabalhos. Na verdade, ele aborda a questão altamente delicada de figuração, mas de uma maneira diferente. A idéia de um separatista, tão cara à modernidade ainda está presente, mas é preciso uma outra forma - lembra do maneirismo - que está em sintonia com a nossa estética e cultura contemporâneas. Tradição é assimilado - não há nenhuma maneira possível de volta - e na experiência adquirida de forma a modernidade parte integrante.

Vemos uma sensibilidade extrema em sua obra, puros momentos de graça em que a poesia nunca está ausente. As atitudes, os volumes de composto de simples, formas completas, a superfícies lisas, sem arestas vivas que deslizam através dos nossos olhos ... tudo se combina para criar um muito pessoal e, no final, forma de arte altamente sofisticado. Na verdade, Kim Simonsson nos dá a impressão de fixação de um novo tipo de elegância e graça perturbadora. E, no entanto, surpreendentemente, o que atrai é o sofrimento. Esta realização do ideal e da gentileza dos seres representados são muito aparentes e escondem uma realidade preocupante. Suas obras dão uma impressão de afastamento e hesitação. As atitudes e ações são independente de qualquer idéia de expressão. Os rostos permanecer impassível e inexpressivo. Eles evoluem em um mundo de silêncio perto de uma certa forma de autismo. A falta de tumulto formal tem sua resposta na falta de tumulto emocional e social.

Yves Peltier

Curador e crítico de artes.

http://www.kimsimonsson.com/portfolio.php

Contato

kim@kimsimonsson.com













DESABAFO



Ela disse que entrará de cabeça nas minhas poesias,
mas não sou nada...
Não sou ninguém.
Leia Drummond, Fernando Pessoa, Pablo Neruda...
Grandes homens que tocaram Deus
Aproveite Clarice Lispector, Florbela Espanca, Cecília Meireles e Adélia Prado
Elas entenderam Deus
Sou um nada
Rabisco linhas
Sujo papéis
Não perca o seu tempo
O meu vocabulário é pobre
Escrevo porque senão morro
e, muitas vezes, violento o papel.
Tudo para não cortar o meu corpo,
não afundar meus olhos e furar meus ouvidos.
Uso a caneta como arma.
Escrevo com raiva
Um revólver apontado para mim
Porque, definitivamente, não vejo outra saída
em uma vida suja, hipócrita e nojenta com estes bípedes humanos.



Lúcio Alves de Barros



6 comentários:

Allan Neves Garcia disse...

Estou muito emocionada com esta página. Tão profunda as expressões destas tão delicadas esculturas. Como conegue passar um mundo tão triste em tão belas artes.
As poesias são tão dramáticas quanto as miniaturas destas crianças. Que força estes artistas tem! Coisas de Deus, quem consegue transformar a dor em arte.
Kim Simonsson, Lúcio Alves de Barros e você Fada estão de parabéns, por transformar o mundo, humanizando-o.
Perfeito!

Marininha Andrada disse...

A poesia de Lúcio Alves da Costa é tocante e reflexiva, da gosto de reler e a cada passada pelo texto descobrimos algo de seu ser. Quanto esta arte de Kim Simonsson é revelador este mundo misterioso, denso, porém cheio de encantos e graça. Uma escultura com caminhos traçados cheios de sombras, obstáculos e segredos. A imagem que sugere sinais do nazismo dói demais, ao ver a relação do poder e a submissão.
As mortes nas árvores, secas e sem vida pelo inverno são aterradoras.
O mundo social precisa ser repensado e a arte da este toque com magia e delicadeza, somente passado por grandes mestres. Avassaladora esta página, onde a música inebria.
Parabéns a todos os participes desta obra de arte.

Percy Laranja disse...

Parabéns pela beleza, elaboração deste espaço cultural. As galerias são fantásticas e o acompanhar das poesias e músicas causam deslumbramentos. Perfeito!

Luciano Rocha disse...

SEU BLO É UM LUXO, ASSIM COMO VC. ESTOU INDO MORAR EM FORTALEZA. VOU SENTIR SAUDADES. BEIJINHOS E MUITO SUCESSO

Lucien Puga disse...

Uma arte rica, dinâmica onde evoca memória de uma triste existência. Crianças se revelam feridas, martirizadas, A beleza das esculturas contrastas imensamente com ferimentos da alma de seres indefesos. Causa perturbação, não sabemos se esta violência é imaginária ou real. Chama nossa atenção e nos faz pensar diante destas maravilhas tristes.
Verdadeiramente obra de arte. A poesia fantástica de Lucio Alves acompanha em ritmo, emoção, sentimentos e a música fecha o círculo tornando-se perfeita a arte como todo.
Parabéns!
Lucien Puga

Fada do Mar Suave disse...

A você Lúcio Alves de Barros

O meu agradecimento por ser um parceiro neste espaço. Um parceiro que brilha e compartilha conosco seus mais belos e emocionantes escritos. A cada poesia postada um novo sentimento invade minha alma e deixa-me feliz ao saber que você é meu amigo.
Bom, sua presença é obrigatória e necessária, continue poetando a vida para nosso enriquecimento cultural.
Com muito carinho e amor.


Kim Simonsson

Trazer suas esculturas para este espaço foi maravilhoso, pois a intensidade da expressão de cada uma delas falou e disse por você e por todos que pensam o mundo.
Agradeço a você por partilhar conosco seu talento e suas maravilhas de obras de artes. Um abraço e esperamos por uma mostra sua aqui em nosso país.

Fada do Mar Suave

A todos que nos honraram com suas presenças e aqueles que se dispuseram a deixar mensagens aos artistas, o meu muito obrigado, pois tudo aqui foi feito com muito carinho para vocês.

Voltem Sempre!