Sergio Niculitcheff

 
 
Niculitcheff declara-se essencialmente um pintor que trabalha a pintura sem ter vergonha de ser pintura. O que ele busca é a construção da imagem e a organização das formas. “Sou adepto da manutenção de valores da representação, não me interessa o rompimento de modelos nos quais haja a supressão da imagem. Baseio-me em valores da tradição da pintura; não busco quebra de paradigmas e não me interesso por nenhum tipo de desconstrução da forma, por rupturas da técnica ou de materiais”, explica. Os vários objetos, entre eles aparelhos telefônicos, isqueiros, folhas secas, que compõem uma das instalações, mostram que as lembranças, como diz o próprio artista, são elementos essenciais da poética de Niculitcheff.






 

 

 

 


Cenas da Vida de um Pintor.


Fêz-se o percurso da arte,
em pintura tecida de vida...
Poeta das cores-luz magia respira,
escuta o silêncio...a poesia...
Universo de busca, de si o verso,
de dentro, viscerais caminhos
meditam, oram no ser.
Dialogam, sem precisar o que.
Travessia de um rio de história,
cotidiana memória,
deixa pra trás outra margem.
Da vida unifica e define
desejos de evolução.
Das asas do circo, o teatro,
Fantásticas formas de mitos,
carrega na alma, deuses alados,
imagens bordadas de sonhos.
Revelam refino e nobreza,
Toda a beleza acesa em detalhes,
nascente de um coração.
Perscruta brancas paisagens
que falem do indefinido-in,
substância simples imagem,
claras almas diluidas...MIRAGEM!
Transcendendo aflora essência,
densidade pictórica
dilui, toda idéia do irreal
que do nada faz-se tudo
consistência, flui a mão.
Celebra o criador a experiência
manifesta do artista em percorrer,
no horizonte infinitude
que se abre...
antecede, preconiza,
ele sabe...
Amplitude em ser...


Gaiô.



7 comentários:

Tatiana Vaz disse...

Um grande artista, que emociona a todos que entram em contato com sua obra. Só tenho a parabenizar este grande mestre das artes brasileira.
Parabéns pela poesia postada.

Carla Brandão Souza Mariano. disse...

Eu estou adorando tudo, poemas adoráveis que venho lendo depois que encontrei este espaço cultural, sempre me emociono muito quando entro aqui, estou mesmo deslumbrada com esta página com o mestre Sergio Niculitcheff que, ficou belíssima. Agradeço por este ano que passou e que nos ensinou o caminho pra as mais belas artes do mundo. E parabéns a poeta Gaiô que encantou com seus versos. Tudo perfeitamente belo e volte logo de férias que sentiremos saudades de você. Carinhosamente Carla Brandão.

Veridiana Flores disse...

Sergio Niculitcheff, uma grande pintor, desenhista, muralista, com uma vasta obra dotada de lirismo e caráter poético, com uma grande participação na história da arte brasileira. A Galeria está promissora e a poética de Gaiô uma maravilha. Parabéns pelo primor, requinte e qualidade deste espaço cultural.

Alfredo Albino - Bueno Brandão - MG. disse...

Adorávem arte, poesia e música. Adoráveis artistas. Desejo a vocês 2010, recheado de amor, graça, poesia, música e muita arte pra emocionar os corações, que esta é a melhor parte da vida.
Um brinde a você Fada do Mar que fez de sua vida uma arte e todos sabem que aqui é um passaporte para o sucesso e que é um orgulho para todos os artistas participarem de algo que transcendem e está além dos melhores blogs ou sites de cultura e entretenimento.
Este museu poético é um luxo e você merece todos os louvores.
Feliz Natal! Feliz Ano Novo!

Tania Rocha Paulino disse...

Que lindo! Acabei de abrir o e-mail e encontrei esta maravilha de artes. Estava fora e retornei ao lar, feliz de encontrar coisas tão belas para apreciaçao. Tudo está maravilhoso como sempre e a galeria está fantástica. Parabéns!
Um lindo ano de 2010 para voce e sua família e todos os participantes deste lindo blog.
Agradeço pelo ano cheio de poesia e arte.

Naila Lima Gomes disse...

Fantastico! De uma beleza transcendente que irradia luz e as mais belas inspiraçoes. Parabens por todos que brilham neste mundo.
Sergio Niculitcheff, Gaio e Fada do Mar divinos que sabem emocionar com sua arte.

Fada do Mar Suave disse...

Sergio Niculitcheff, quero agradecê-lo, por ser um artista e amigo tão especial. Com seu talento tão raro, sua arte tocou no fundo dos corações de todos que aqui passaram. Nossa página ficou maravilhosa, inovadora e brilhante. Poder postar sua arte e compartilhar com nossos visitantes é uma benção e você sempre fará parte de nossas mais belas lembranças.
Gaiô, parceira de jornada neste blog, os meus mais sinceros agradecimentos. Com sua poética sensível e bela, toca nossos sentimentos, e nos coloca para refletir nossos caminhos nesta vida. Nosso espaço ilumina e enriquece com sua presença.
As poesias dedicadas a mim, tocaram direto em minha alma e a levarei para sempre comigo e continuaremos nesta jornada poética levando a nossos visitantes o que há de melhor na arte e poesia.

Agradeço a cada visitante, em especial aos que deixaram seus registros aos artistas, aos meus amigos dos e-mails, que são assíduos navegantes e sempre enviam suas mensagens apreciando os artistas
Meu eterno agradecimento a cada um de vocês!
Um lindo e promissor 2.010! Daremos início ao nosso blog.
Beijos da Fada do Mar Suave.