Édouard Manet


Édouard Manet


Édouard Manet (Paris, 23 de janeiro de 1832, Paris — 30 de abril de 1883, Paris) foi um pintor e artista gráfico francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX.
Os gostos de Manet não vão para os tons fortes utilizados na nova estética impressionista. Prefere os jogos de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua crueza e a sua verdade, muito diferente dos nus adocicados da época. O trabalhado das texturas é apenas sugerido, as formas, simplificadas. Os temas deixaram de ser impessoais ou alegóricos, passando a traduzir a vida da época, e, em certos quadros, seguiam a estética naturalista de Zola e Maupassant.
Manet era criticado não apenas pelos temas, mas também por sua técnica, que escapava às convenções acadêmicas. Freqüentemente inspirado pelos mestres clássicos e em particular pelos espanhóis do Século de Ouro, Manet influenciou, entretanto, certos precursores do impressionismo, em virtude da pureza de sua abordagem. A esta sua liberação das associações literárias tradicionais, cômicas ou moralistas, com a pintura, deve o fato de ser considerado um dos fundadores da arte moderna. Suas principais obras foram: Almoço na relva ou Almoço no Campo, Olímpia, A sacada, O tocador de pífaro e A execução de Maximiliano.






Édouard Manet

 Retrato de Émile Zola

 Retrato de Zacharie Astruc
 Retrato de Stéphane Mallarmé


Nada, esta espuma, virgem verso
A não designar mais que a copa;
Ao longe, se afoga uma tropa
De muitas sereias ao inverso.
Navegamos, amigos fraternos
Comigo desde já sobre a popa.
Vocês avançam, sobre a proa
A onda de raios e invernos;
Uma embriaguez me livra
Sem temer o mar mais acima
Erguendo de pé este brinde
Solidão, recife, estrela
Não importa o que vibre
O branco da vela em cena.

Stéphane Mallarmé
 (Trad. André Dick)
 

Stéphane Mallarmé


Stéphane Mallarmé, cujo verdadeiro nome era Étienne Mallarmé, (Paris, 18 de Março de 1842 - Valvins, comuna de Vulaines-sur-Seine, Seine-et-Marne, 9 de Setembro de 1898) foi um poeta e crítico literário francês.
Autor de uma obra poética ambiciosa e difícil, Mallarmé promoveu uma renovação da poesia na segunda metade do século XIX, e sua influência ainda é sentida nos poetas contemporâneos comoYves Bonnefoy.
O INÍCIO
Mallarmé começou a publicar seus poemas na revista O Parnaso Contemporâneo (Le Parnasse contemporain), editada na capital francesa na década de 1860, quando ele se mudou para o interior da França com o objetivo de ensinar inglês nas escolas da região. Dos 21 aos 28 anos o poeta viveu com a família em três cidades: Tournon, Besançon (terra de Victor Hugo) e Avignon.
Anos depois, Mallarmé conheceria os poetas Rimbaud e Paul Verlaine.


5 comentários:

Arlete Felfeli disse...

Que maravilha o retrato de Stéphane Mallarmé!!!!!
Duas Grandes Figuras do período Impressionista.
Apesar de que com Opympia Manet quebra as regras do impressionismo, com uma liberdade de expressão não tão bem aceitas na época, rs,rs,rs,rs... Stéphane Mallarmé deve seguir pelos mesmos ares, acredito, não conheço a obra dele, mas o retrato diz muito da pessoa, rs,rs,rs,rs...
Dois GRANDES Artistas unidos aqui para iluminar nossos olhos e elevar nossas Almas.
Obrigada , FADA do Mar Suave! Por me emocionar tanto que sinto cada pincelada de cada tela aqui apresentada. Muito Obrigada!
Parabéns, Fada, pelo lindo trabalho desenvolvido, com grande destreza e conhecimento de literatura e pintura. Estou muito emocionada e feliz por ter este BLOG sempre iluminando-me.
PARABÉNSSSSSSSSS !!!!!
Beijinhos
Arlete Felfeli

Cida Gaiofatto disse...

Querida Fada,
especial tua escolha, como sempre.
Espaço iluminado pelas nuances tonais que só o impressionismo de Debussy nos traz...e a moldura ficou perfeita com Manet e Mallarmé...Um clima que nos transporta, possibilitando a preciosidade de navegar sensibilidade e muita emoção.
Você é única no que faz. Parabéns, amiga...
Meu carinho.

GaiÔ.

Anônimo disse...

Parece bom, eu gosto de ler o seu blog, apenas adicionei aos meus favoritos;)

Anônimo disse...

Eu realmente gostei do seu site. Excelente conteúdo. Por favor, continuem postando cotent tão profunda.

Anônimo disse...

Foi muito interessante de ler. Eu quero citar seu post no meu blog. Pode? E você et uma conta no Twitter?