Guido Reni


Guido Reni nasceu em Bolonha, a 4 de novembro de 1575 e faleceu em 8 de agosto de 1642. Ele foi enterrado na Capelinha das Basílica de San Domenico, em Bolonha.. Guido Reni foi um pintor italiano de cenas religiosas, populares e mitológicas, bastante apreciadas pela crítica. Começou a estudar pintura aos nove anos. Ao redor de 1595, tornou-se discípulo dos Carracci, família de pintores de Bolonha.
Entre 1600 e 1 614, trabalhou principalmente em Roma, onde pintou o Martírio de São Pedro (1601-1603). Entre 1608 e 1609, realizou os afrescos da Igreja de São Gregório Magno, em Roma, e em 1613 levou a cabo sua obra mais conhecida, o afresco Febo e Horas, precedidos pela Aurora, no teto do pavilhão de descanso, no jardim do palácio Rospigliosi, em Roma.
Guido Reni sofreu grande influência da arte clássica e o estilo realista de sua primeira época contrasta com a exuberância barroca de seus contemporâneos.
No museu do Prado, em Madri, conservam-se várias obras suas, como Cupido e a Virgem da cadeira.
Em seus últimos anos, voltou a Bolonha, onde criou sua própria academia, abandonando o realismo por um estilo mais suave e sentimental.

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Guido_Reni









ESCADA DOS SONHOS



E pelos degraus da vida

fui trilhando meu caminho.

Por entre dores e partidas

Colhi flores, tirei espinhos


devagar e com paciência,

cumprindo minha missão

com amor e benevolência.

É minha alma em adição


com corrimão de sonhos

em momento menos risonhos.

Quero chegar bem perto,

percorrer os degraus


da minha alma que dança,

imaginando uma escada

feita no ar com flores,

grinalda de amor e alegria.



Graciela da Cunha





Nenhum comentário: