Pino (Giuseppe Dangelico)

 
A pintura do artista italiano Pino Daeni nos leva a sentimentos de calor, nostalgia, amor e família. Seus quadros são frequentemente focados em imagens vibrantemente ensolaradas do Mediterrâneo, onde ele foi criado. Pino (nascido Giuseppe Dangelico) é notado por sua excepcional habilidade em capturar expressões e movimentos, um talento que atraiu para sua obra uma admiração internacional.
O alter ego de Pino, um jovem cercado por belas mulheres (suas irmãs, tias e primas) é encontrado em vários estágios de emoção, da adoração ao isolamento. Muitos de seus personagens são frequentemente retratados em ambientes sensuais ou quartos de vestir, como que antecipando maridos ou amantes.
Formado na Itália, no Instituto de Arte de Bari, e mais tarde na Academia de Brera de Milão, Pino aperfeiçoou suas técnicas de pintura nua e estudos figura fortemente influenciada pelo pré-rafaelitas e Macchiaioli.
Depois de estabelecer-se como um artista de sucesso em sua terra natal, Pino imigrou para os Estados Unidos, buscando mais liberdade artística e de oportunidade. Logo foi descoberto pela Borghi Gallery, que deu várias exposições para ele em Nova York e Boston.
Pino ilustrou 3.000 livros, o seu estilo dominou o mercado.

Giuseppe Dangelico Pino



  

  

  

  

  

Fala ESSÊNCIA!!!


Ultrapasse os ditames da aparência.
Revele onde se esconde o Belo,
Longe! Pra além da existência.

Espírito em presença, revelado à matéria,
Fala Belo!!! desvela a alma,
na transparente pureza
do corpo espiritual,
que ultrapasse a simetria,
fiel, à grega proporção.

Façamos a cosmo-ética,
que faz o bem, o bom
da pessoa o puro e o belo,
presença do inteligível uno,
a lente dos olhos, o coração.

Faz da verdadeira estética,
a Ética, da cosmética,
a cosmo-ética,
COSMOVISÃO!

Gaiô


 Cida Gaiofatto

Sobre mim.



......Em compasso de silêncios, entremeando acasos, destinos e destinação, vou indo e vindo, no outro, na vida, em busca de mim...
Já me vale a sensação de estar aqui a cada instante, sem definições precisas, pois que nada sou a não ser a luz e a escuridão que se alternam na busca do ser... no estar...aqui...em qualquer lugar...
Educadora aposentada, cidadã paulista de Ribeirão Preto, S.P., três filhas e João, meu grande incentivador, de modo a ir em busca de mim mesma através da expressão artística. Pedagoga pós-graduada me trouxe ao mundo sensível das Artes Visuais cuja formação me despertou ao desenho  e pintura, escultura com as quais participei de várias exposições e premiações enquanto cursava a faculdade. Entretanto a educadora e mãe, impossibilitada de perseverar nesta busca, acabou se afastando da participação ativa das atividades pertinentes às expressões plásticas, a não ser no exercício de artista da vida no convívio familiar. Complementando, textos poéticos sempre acompanharam suas Artes e aposentada, se viu envolvida, mergulhada na poesia que a tem fascinado. Participou da Antologia Mar de Versos, Ed. Pensata, tendo saído faz pouco, a publicação da Antologia Poética - Volume I - "Vozes da Alma".




5 comentários:

Heloísa Mariano disse...

Belo trabalho! Poema grandioso e afinado com a arte e a música. Uma fusão perfeita! Parabéns!

Pâmela Garcia. disse...

Fada

Neste mundo em que estamos vivendo, é um alento ter um espaço como este. Aqui tudo toca o coração e desperta sentimentos fundamentais na vida do ser humano. Artes, poesias,música são dons de Deus, para iluminar onde não há luz. A arte nos salvando.
Parabéns ao Pino Dangelico, Gaiô por suas belas artes e continue fazendo de suas artes um instrumento de amor e paz.

Cida Gaiofatto disse...

...Ode a Pino.Giuseppe Dangélico...
Celebro a Fada do Mar, e à delicadeza de todos os posts que nos acolheram neste belo blog...

Sutil pincelada tece delineado esboço...
Intuem fundo o Belo, desmaiados tons...
em mergulho flui...o mundo,
submerge na ânsia do eterno, se envolver,
enternece incontido desejo de perfeição.
...De SER?

Vem viver! Perca o olhar!
Desfoca o verbo sentir, AMAR!
Vem se emocionar!

Envolve vermelhos, vinho, escarlate,
Branco prata lambuzado se derrama,
se encanta em nuances rosas, bêbados lilazes,
esverdeados de espera, nude, orange,
iluminados, deslumbradas luzes,
dourada pele aflora em desejo...

Contraste sombreado, esconde
azuis-acinzentdos, velam dores?
serenas almas, contidas flores...

Resplandece transcendente qualquer plano,
espaço energia, translúcida poesia.
Só a ARTE, pela criação faz...
E o devir-criança-magia,
no regaço dorme...a paz.

Com todo meu carinho e gratidão...

Gaiô.

Verana Salgado Teixeira disse...

Queria registrar minha sincera admiração pelo trabalho realizado neste blog, boas pesquisas, qualidade artística poética excelente, um lugar notável e fantástico para estar sendo visitado com freqüência.

Fada do Mar Suave disse...

Poeta Gaiô, muito obrigada por sua gentileza, delicadeza em contribuir com o Blog. Sua página ficou realmente belíssima. Suas poesias a todos encantam e emocionam. Para mim, sua presença é sempre um presente valioso.
E, logo faremos uma nova página com você para o deleite de nossos amigos visitantes.
A você, Pino. Giuseppe Dangelico agradeço a oportunidade de tê-lo neste espaço que brilhou com sua arte. Como é linda, não é? Você é um grande artista, reconhecido e amado por todos. Adorei a união de sua arte com a poesia de Gaiô e a música escolhida por ela, deu um toque especial a esta página.
Agora, os visitantes, que prestigiou esta página o meu agradecimento do fundo do coração, pois sua presença é muito importante, para nos estimular a procurar cada vez mais fazer o melhor para quando vocês chegarem, a casa estar linda e especial para vocês.
Com carinho da Fada do Mar Suave.