Sergey Ignatenko



Sergey Ignatenko

Desde criança Sergey Ignatenko foi atraído pela pintura, o que se intensificou através do tempo, influenciando sua vida. Uma excelente educação artística permite que trabalhe em vários estilos e com variados materiais. Seu portfolio mostra paisagens e naturezas mortas, abstrações e retratos e o artista sente segurança em utilizar óleo e lápis, bem como uma técnica de pincel a seco nos retratos. 
Como revela o próprio artista, seu motivo favorito é o que considera como mais belo na terra, a mulher. “Em minhas pinturas ela pode estar vestida ou nua, alegre ou triste, sentada, em pé ou deitada. Mas eu sempre tento mostrar sua graça, dignidade e capturar sua beleza física e spiritual”, revela o artista. Seus trabalhos mostram experiências com cores e luzes, destacando o que houver de mais importante na obra. Sergey Ignatenko nasceu em 1975, em Gomel, na Bielo-Rússia, onde reside e mantém um atelier particular.













Eduardo Tornaghi


Ex-galã de novelas da Globo, o agora teatrólogo e poeta Eduardo Tornaghi mudou radicalmente seu modo de vida, ao optar pelo trabalho artístico em comunidades carentes do Rio de Janeiro, como Santa Marta e São Gonçalo. Sucessos da década de 70, como Dancin' Days e A Moreninha, entre outras novelas, ficaram para trás. Convites não lhe faltaram, mas Tornaghi estava decidido a não voltar. Rico e famoso, abandonou a carreira no topo e fez opção pela pobreza. "Queria trabalhar no movimento popular", explica.
Hoje, aos 48 anos, casado há quatro com uma antiga admiradora, Selma, que conheceu há 20 anos, e prestes a ser pai pela primeira vez, Tornaghi divide seu tempo ensinando a profissão a moradores do morro Santa Marta e orientando professoras de uma creche em São Gonçalo. Em nenhum dos dois ofícios é remunerado. Garante seu sustento substituindo atores em peças de teatro ou fazendo pequenas turnês pelo interior do País. Na área da poesia, promove regularmente as Peladas Poéticas, encontros informais para apresentar e discutir literatura.

(Resumo baseado em reportagem de Adriana Barsotti, Isto É Gente.)



2 comentários:

Alminha Iluminada disse...

Parabéns por trazer os melhores artitas do mundo para nossa contemplação! Amo este mar azul.

Lilás disse...

Parabéns com louvor!