Saturno Butto






Primavera

        A / pri - ma - ve - ra
    lá - gri - ma / de / san - gue
    no / fri - o  / chão / da / vi – da


Lúcio Alves de Barros




Saturno Butto

Suas pinturas contém diversas referências ao mundo da medicina: instrumental médico como seringas, fórceps e agulhas não são empregados como adorno do corpo, mas também sugerem uma conexão mais profunda com a esfera do sagrado. O artista se revela simplesmente fascinado pelo desconforto provocado pelos instrumentos médicos, ao mesmo tempo atraído e repelido. Desde os anos noventa Butto começou a incluir objetos como bombas de enema, duchas vaginais, instrumentos dentários e anéis metálicos de vários tipos como componentes ornamentais. Misturar metal e carne causa um prazer súbito. Seu trabalho está ligado a uma esfera de misticismo, a um imaginário relacionado ao sofrimento, frequentemente relacionado a martírio e crucifixão, mostrando um interesse no corpo ferido, na dor da carne. Naturalmente, o sexo também ocupa importante posição em seus trabalhos, o que pode ser claramente estabelecido pelas inúmeras referências a símbolos do sado/masoquismo. O artista se mostra aberto a novas experiências, inclusive na forma gráfica de sua expressão.



 Poesia
Lúcio Alves de Barros

6 comentários:

Arlete Felfeli disse...

A Arte é uma miscigenação de cores e ideias, a imaginação traz a concretização e isso aplicada por um grande artista como Saturno Butto, numa arte despojada e forte, muito bem colocada, nos transporta ao seu mundo , a cada tela. Impressionante o trabalho deste artista que consegue trazer o sagrado e o profano, a sensualidade e erotismo, tão bem pronunciado, a expressão perfeita e a técnica maravilhosa, os vermelhos em tons vibrantes junto às expressões dos rostos, extremamente INvulgar, expressões ímpares e que chocam, porém atraem, não dá para tirar os olhos dos seus trabalhos, é como se puxassem-nos para dentro da tela...fiquei impressionada com este artista...
Trazendo algumas palavras sobre a tela de chamado do BLOG no Facebook onde digo: "Esta tela acima de Saturno Butto, é incrível, vejo o clássico, o contemporâneo, expressividade , sensualidade , erotismo, cores clássicas e modernas, pinceladas renascentistas, tem de tudo nesta tela."
ELe é eclético, todas as telas são tão bem trabalhadas, que só posso admirar demais o trabalho deste artista. Estou impressionada!
A Poesia do Lúcio é sempre algo muito vibrante, emoções fortes, sempre me emociono com elas.
Fada , querida, vc é uma das poucas pessoas que vejo a sensibilidade tão aguçada e bela, sei que entrar em seu BLOG são minhas lições de arte à espera! Só posso agradecer tão lindos desenvolvimentos artístico que vc nos presenteia a cada postagem.
Da sensibilidade ao critério artístico, seu trabalho encanta, ensina, surpreende, nunca sei o que vou encontrar aqui, rs,rs,rs,rs... é fascinante!
Parabéns querida FADA!
Mais um lindo e importante trabalho desenvolvido por vc!
O BLOG está maravilhoso! De uma Profissionalidade que é muito importante para quem trabalha neste mundo das Arte!
PArabéns, parabéns, parabéns!!!!
Beijos
Arlete Felfeli

Alminha Iluminada disse...

Meu Deus!!! Um banho de beleza e cultura!!! Melhor que banho de espuma...kkk

Raphael Domenico/Campinas/SP disse...

Fantástico trabalho o de Saturno Butto e a união com a poética de Lúcio Alves de Barros ficou digna de horas de análise e contemplação.
O seu trabalho é soberbo.
bem escolhido e um abraço.
Raphael Domenico

Vera Russo disse...

Fantástico! Adoro a arte de Saturno Butto - gosto dos traços fortes que ela retrata- Também me apaixonei por estas poesias e estou levando para meu caderninho. Parabéns para v. que valoriza a arte.

Vereza Rocha Faroli disse...

Uma beleza de poesias,Fada do Mar, juntinho com Saturno Butto ficou hilário!

Fada do Mar Suave disse...

Lúcio, sempre uma alegria postar suas poesias que são profundas e tocam tanto nossas almas. Adoro trabalhar com você!
A todos os amigos que aqui passaram, o meu agradecimento e o meu desejo de tê-los sempre perto, deixando suas mensagens, para que a cada dia, este espaço fique mais belo e suave.

Com amor da Fada do Mar Suave.