Saturno Butto






Primavera

        A / pri - ma - ve - ra
    lá - gri - ma / de / san - gue
    no / fri - o  / chão / da / vi – da


Lúcio Alves de Barros




Saturno Butto

Suas pinturas contém diversas referências ao mundo da medicina: instrumental médico como seringas, fórceps e agulhas não são empregados como adorno do corpo, mas também sugerem uma conexão mais profunda com a esfera do sagrado. O artista se revela simplesmente fascinado pelo desconforto provocado pelos instrumentos médicos, ao mesmo tempo atraído e repelido. Desde os anos noventa Butto começou a incluir objetos como bombas de enema, duchas vaginais, instrumentos dentários e anéis metálicos de vários tipos como componentes ornamentais. Misturar metal e carne causa um prazer súbito. Seu trabalho está ligado a uma esfera de misticismo, a um imaginário relacionado ao sofrimento, frequentemente relacionado a martírio e crucifixão, mostrando um interesse no corpo ferido, na dor da carne. Naturalmente, o sexo também ocupa importante posição em seus trabalhos, o que pode ser claramente estabelecido pelas inúmeras referências a símbolos do sado/masoquismo. O artista se mostra aberto a novas experiências, inclusive na forma gráfica de sua expressão.



 Poesia
Lúcio Alves de Barros

5 comentários:

Arlete Felfeli disse...

A Arte é uma miscigenação de cores e ideias, a imaginação traz a concretização e isso aplicada por um grande artista como Saturno Butto, numa arte despojada e forte, muito bem colocada, nos transporta ao seu mundo , a cada tela. Impressionante o trabalho deste artista que consegue trazer o sagrado e o profano, a sensualidade e erotismo, tão bem pronunciado, a expressão perfeita e a técnica maravilhosa, os vermelhos em tons vibrantes junto às expressões dos rostos, extremamente INvulgar, expressões ímpares e que chocam, porém atraem, não dá para tirar os olhos dos seus trabalhos, é como se puxassem-nos para dentro da tela...fiquei impressionada com este artista...
Trazendo algumas palavras sobre a tela de chamado do BLOG no Facebook onde digo: "Esta tela acima de Saturno Butto, é incrível, vejo o clássico, o contemporâneo, expressividade , sensualidade , erotismo, cores clássicas e modernas, pinceladas renascentistas, tem de tudo nesta tela."
ELe é eclético, todas as telas são tão bem trabalhadas, que só posso admirar demais o trabalho deste artista. Estou impressionada!
A Poesia do Lúcio é sempre algo muito vibrante, emoções fortes, sempre me emociono com elas.
Fada , querida, vc é uma das poucas pessoas que vejo a sensibilidade tão aguçada e bela, sei que entrar em seu BLOG são minhas lições de arte à espera! Só posso agradecer tão lindos desenvolvimentos artístico que vc nos presenteia a cada postagem.
Da sensibilidade ao critério artístico, seu trabalho encanta, ensina, surpreende, nunca sei o que vou encontrar aqui, rs,rs,rs,rs... é fascinante!
Parabéns querida FADA!
Mais um lindo e importante trabalho desenvolvido por vc!
O BLOG está maravilhoso! De uma Profissionalidade que é muito importante para quem trabalha neste mundo das Arte!
PArabéns, parabéns, parabéns!!!!
Beijos
Arlete Felfeli

Alminha Iluminada disse...

Meu Deus!!! Um banho de beleza e cultura!!! Melhor que banho de espuma...kkk

Raphael Domenico/Campinas/SP disse...

Fantástico trabalho o de Saturno Butto e a união com a poética de Lúcio Alves de Barros ficou digna de horas de análise e contemplação.
O seu trabalho é soberbo.
bem escolhido e um abraço.
Raphael Domenico

Vera Russo disse...

Fantástico! Adoro a arte de Saturno Butto - gosto dos traços fortes que ela retrata- Também me apaixonei por estas poesias e estou levando para meu caderninho. Parabéns para v. que valoriza a arte.

Vereza Rocha Faroli disse...

Uma beleza de poesias,Fada do Mar, juntinho com Saturno Butto ficou hilário!