Tomasz Rut







CADA

a cada olhar
a cada palmo
a cada dor

arremedo arrepiado
de nós desfeitos
pelo sonho do futuro

e a cada sonho
a cada respiro
a cada pó
que não se fez

desmoronam-se símbolos
zipados em caixas pretas
longínquas
tão afogados
quanto
o vôo nosso de cada dia

e pulsa no horizonte rosáceo
à espera do enigma
um doce segredo
chancelado em pele
nova


(existe um corcundinha sacana a manusear cada relógio
humano)


Ana Paula Perissé

Sou qualquer coisa que vive na vertigem de ser ou de não-ser, que sonha e que se perde, que se reencontra na pulsão vívida do Outro, que foge do local onde está, para voltar e escapar, virada e remexida ...
enfim, sou apenas uma viajante, aprendiz do tudo e do nada, uma nômade que acredita no amor.


E-mail para contato: anapperisse@yahoo.com






Tomasz Rut 

O polonês Tomasz Rut diz: "Eu busco inspiração na tradição humanística da arte clássica. Minhas telas expressam todo o espectro das emoções humanas, do isolamento e alegria ao contentamento, melancolia, dor e agonia.”
O artista conheceu a arte renascentista e barroca, que hoje o inspira, através de sua mãe, também uma artista. Suas pinturas em murais são conversões contemporâneas do vocabulário clássico variadamente continuado por Michelangelo, Raphael, Ticiano e Rubens. Ao fazer isso, Rut retorna à antiguidade por um duplo desvio. Primeiro, coloca em movimento o charmoso aparato irreal do mise-en-scene (Quattrocento) e, de modo mais importante, sua heroica nudez, vigorosa modelagem, expressiva estrutura anatômica, movimento poderoso e fascinante fisionomia.  Alternativamente, oferece impossíveis, delicadas e graciosas fêmeas.
Formado em Art Conservation na Academia de Belas Artes em Varsóvia, Rut continuous sua educação em New York, no Pratt Institute e na Columbia University. “Minhas pinturas dão às pessoas a habilidade de aprender, responder e sentir-se confortáveis com os clássicos”, afirma Rut.


3 comentários:

Arlete Felfeli disse...

Querida Fada do Mar Suave,

Estou sem palavras para expressar o que vejo aqui nesta postagem, um Grande Artista e uma Grante Poeta.
A arte de Tomasz Rut é inacreditável de tão bela... Clássica, cheia de movimento, com um trabalho de fundo de tela tão maravilhoso que não existe um que seja mais belo, todas as telas são aulas para mim, cada vez que vejo algo tão bem trabalho , vejo o quanto tenho a aprender e isso me estimula muito, cada vez mais aumenta o meu amor à Arte, quantas maravilhas existem pra serem transferidas na tela, quantos estilos, quantas cores, quantas técnicas , fico empolgada com tantas coisas a conhecer. Uma delícia , não é? Estou muito encantada , maravilhada com o trabalho de Thomasz Rut.
Minha querida Ana Paula Perissé é sem ocmentários, a grandiosidade de seu trabalho poético é indescritível, sua sensibilidade toca profundamente. Ana Paula Perissé trabalha as palavras, isso traz um estilo próprio e inconfundível. Parabéns querida Ana, pelo conjunto de seuas lindas poesias postadas aqui.
E a você, querida Fada, que sempre nos encantas a cada nova inclusão de artistas, você consegue sempre surpreender e a cada artista que observo, sinto-me crescendo mais e mais, a beleza de seu trabalho é perfeita, o Blog da Fada significa trabalho sério, com estudo, pesquisa, eu sempre sei que aqui é um lugar onde vou conhecer grandes artistas e me enriquecer de conhecimento , pois a Arte é estudo contínuo, nunca termina. Cada vez mais o Blog está maravilhoso, sensível, poético, artístico, um alimento a todos que amam a Arte e a Poesia, isso sem contar a música maravilhosa que sempre completa a perfeita união harmônica apresentada aqui.
Parabéns , Fada do Mar Suave, pelo excelente trabalho realizado, pela seriedade das postagens, pela sensibilidade que só uma artista como você pode possuir neste encontro de Arte & Poesia.
Muito obrigada, pelo enriquecimento de minha Alma e de meu trabalho artístico.
Parabéns! O Blog está maravilhoso, mágico! Muitas Felicidades e Sucesso sempre!
Beijos!!!
Arlete Felfeli

Verena Picarelli/ Porto Alegre/ RS disse...

Querida Fada Suave, Boa noite! Estou aqui para expressar minha admiração e meu encantamento pelo seu trabalho artístico, que a qualidade e o valor é inquestionado. Poucos conseguem conduzir um Blog como o seu, com conhecimento, sensibilidade, beleza e tanta variedade que nos surpreendem. Podemos sentir em você a elegância e a inteligência ao colocar temas e imagens tão fortes e ao mesmo tempo tão delicados, somente um gosto apurado pode apresentar tais belezas. Ana Paula Perissé e Tomasz Rut dão um espetáculo neste espaço poético e aqui volto sempre para me reabastecer de cultura. Muito obrigada por repartir com seus seguidores seu mundo belo e repleto de emoções!
Verena Picarelli

Fada do Mar Suave disse...

Querida poeta Ana Paula Perissé
Como é bom postar suas poesias para que todos que aqui passam possam usufruir destes maravilhosos sentimentos tão bem colocados por você. Sua poesia toca tão profundamente nossa alma que deixa-nos extasiados e nos levam a reflexões sobre nossas existências. Agradeço sempre sua amizade que amo e respeito. A arte de Tomasz Rut ficou divina com seus escritos e a ele agradeço pela beleza que nos surpreendeu e encantou.
A todos os amigos meus agradecimentos, voltem sempre, e o meu desejo de muita paz e alegria em suas vidas.
Com muito amor da Fada do Mar Suave.