Renso Castañeda Zevallos

 

Renso Castañeda Zevallos nasceu em Lima, Peru em 1970. Formou-se pela Escola Nacional de Belas Artes do Peru, na especialidade de Pintura 1989-1995. Em suas próprias palavras, se apresenta: “Comecei a pintar faz muito tempo, não me lembro exatamente quando. Mas me lembro que sempre houve pinturas em casa. Por quê? Minha mãe é pintora, assim como meu pai, um tio e uma tia. Muita gente não sabe deles, mas seria impossível para eu escolher outra coisa para fazer. Eu gosto muito de fazer cópias de artistas famosos, e agora eu me dedico a pinturas realistas e surrealistas e trabalho bastante a textura da pele, sombras, luzes. Eu me sinto ótimo, com enorme satisfação quando termino uma pintura, pois não é uma tarefa fácil de fazer.”

“Além de qualquer especulação ou tendência nas artes visuais, a arte da pintura é diferente de qualquer outra pintura em que a sua prática não corresponde necessariamente a uma demanda, mas sim a uma busca pessoal de uma mensagem visual que transcende os materiais usados em outras, surgindo por trás das formas e cores e tons um conteúdo que convida o espectador a explorar um caminho que passa pelas mãos do mesmo pintor. Sempre com base nas técnicas básicas de pintura, como é a composição, equilíbrio, ritmo, forma, cor e valor.
A pintura é a expressão de idéias, pensamentos e sentimentos no papel, madeira, paredes, etc.. Para isso, o pintor tem uma habilidade para pintar e também uma situação em que se baseia, isto é, um conflito, problema ou situação em que está situado.”

 “O pintor procura a linha e a cor, mas o seu objetivo é poesia" - Harmenszoon Rembrandt van Rijn.
Castaneda Renso -2008

Contato
011 511 3305 809 – Lima/Peru




O ERRO

O erro foi ter revelado a ti.
Por que os amantes querem dizer?
Desejam talvez que a pessoa saiba que é amada.

O erro foi ter revelado a ti.
Porque talvez pudessem tê-la somente para mim.
Tê-la sem culpa, longe da dor, do terror e próximo a DEUS.

O erro foi ter revelado a ti.
Pois longe estou de invadir o teu dia, tua vida e imagem,
Tampouco aprisionar sonhos, preocupar nervos e tolher a liberdade.

O erro foi ter revelado a ti.
Que te amo mais que a mim,
Que te desejo mais que a ti,
Mesmo que ao final sinta a companhia a solidão, do desconforto e
do amor louco...
...que me leva para a insônia e rouba-me o dia de mansidão.


Lúcio Alves de Barros


Lúcio Alves de Barros
Belo Horizonte/MG – Brasil
Professor/escritor/poeta.
Doutorando em ciências humanas e professor do
Instituto Educacional Cecília Maria Barcelos, Brumadinho/MG.


Livro
Das emoções frágeis e efêmeras.
Autores: Antônio Henrique Vilela
       Lúcio Alves de Barros


4 comentários:

Lilás disse...

Passei por todas as telas desta mostra e li todas as poesia e aqui estou deixando meu regritro sobre a perfeição desta postagem. Dois artistas grandiosos, importantes cheio de sentimentos a nos passar.
Parabéns com admiração ao Renzo Castañeda, ao Lúcio Alves de Barros e a você por nos ofertar mais um dia de luz e brilho.
Amo ser sua amiga.

Anônimo disse...

Excelente postagem que merece toda reverência.

Lilás disse...

"A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência."
(Aristóteles)


Parabéns pelo belo trabalho que realizam em prol da Arte, dos Artistas, e da Cultura entre o nosso povo. Minha admiração e parabéns!
Chuva Lilás

Cristiana Talma Queiroz disse...

Apaixonante este encontro. Belíssima arte e belíssima poesia. Parabéns com muita admiração.
Cristina Queiroz