Jean Bailly


Jean Bailly
Nasceu na Argélia 29.11.1940 . Viveu em Orleães de 1943 até 1950, Em Paris até 1966 e mais tarde em Loiret.
Adquiri a certeza que a pintura seria um dia minha única atividade depois do choque sofrido durante a primeira retrospectiva de George de la Tour, em 1972, em Paris. As personagens de meus quadros substituíram pouco a pouco os objetos de minhas naturezas mortas. Desde então tenho frequentemente a impressão de ilustrar com minha pintura os contos ou versos que não conheço; quer estes já tenham sido escritos ou ainda por ser. Meu objetivo é unicamente pintar, e não escrever.
Nunca então procurei saber o que bem se podia passar antes ou depois desses “pedaços de história”, mesmo se de tempos em tempos tivesse minha pequena ideia sobre a questão. Eu lhe sugiro descobrir um outro caminho:
Invente o seu próprio caminho. Obrigado por ser o mais criativo possível.”







Liberdade

Num dia destes, com chuva ou sol
ainda corto meus cabelos e deixo o meu aquário todo careca,
arranco os pelos do meu corpo só para a pele ficar lisinha como o asfalto.
Perco o pudor e fico tal como as prostitutas em um bordel.
Retorno à minha natureza e deixo que observem minha genitália gigante
Encarno de vez o que todos desejam
e materializo o que andaram esquecendo neste cotidiano enlouquecedor:
a liberdade

Dedicado ao Dia Mundial da Luta Antimanicomial (18/05/2010)


Lúcio Alves de Barros



Lúcio Alves de Barros
Belo Horizonte/MG – Brasil


* Lúcio Alves de Barros é licenciado e bacharel em
 
Ciências Sociais pela UFJF, mestre em Sociologia e doutor
em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela UFMG.
 
É autor do livro “Fordismo: origens e metamorfoses”.
 
Piracicaba, SP: Ed. UNIMEP (Universidade Metodista
de Piracicaba), 2004, organizador do livro
 
“Polícia em Movimento”. Belo Horizonte: Ed. ASPRA, 2006,
 
co-autor do livro de poesias, “Das emoções frágeis e efêmeras”.
 
Belo Horizonte: Ed. ASA, 2006 e organizador da obra
 
“Mulher, política e sociedade”. Brumadinho: Ed. ASA, 2009.

Lúcio Alves de Barros

Publicado no Recanto das Letras em 13/09/2009
 Código do texto: T1808312



2 comentários:

Lilás disse...

Amei Jean Bailly, Lúcio Alves de Barros e Nora Jones. Parabéns pela escolha sempre primorosa.

Suzana Pascoal Gomes disse...

Fada, estou extasiada com a beleza da página, está simplesmente fantástica. Aqui tudo é sofisticado, a galeria de Jean Bailly, as poesias de Lúcio Alves Barros, a música de Nora Jones, o slide, enfim nota 1000 a todos que participaram desta postagem. Aqui faz parte de minhas pesquisas diárias para minhas aulas. Parabéns e obrigada!
Suzana Pascoal Gomes